domingo, 24 de janeiro de 2010

FUNK-RESUMO

ESSE É O PRIMEIRO POST SOBRE A ORIGEM DO FUNK.
TEXTO ORIGINAL: BRASIL ESCOLA

O funk é um estilo musical que surgiu através da música negra norte-americana no final da década de 1960. Na verdade, o funk se originou a partir da soul music, tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências do R&B, rock e da música psicodélica. De fato, as características desse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante.

Década de 60: O Funk Indecente

O funk surgiu como uma “mescla” entre os estilos R&B, jazz e soul. No início, o estilo era considerado indecente, pois a palavra “funk” tinha conotações sexuais na língua inglesa. O funk acabou incorporando a característica, tem uma música com um ritmo mais lento e dançante, sexy, solto, com frases repetidas.

Década de 70: O P-Funk

A alteração mais característica do funk, na década de 70, foi feita por George Clinton, com suas bandas Parliament, e, posteriormente, Funkadelic. Tratava-se de um funk mais pesado, influenciado pela psicodelia, dando origem ao subgênero chamado P-Funk. Nesse período surgiram renomadas bandas como B.T. Express, Commodores, Earth Wind & Fire, War, Lakeside, Brass Construction, Kool & The Gang, etc.

Década de 80 e Contexto Atual: As Fusões Comerciais

A década de 80 serviu para “quebrar” o funk tradicional e transformá-lo em vários outros subgêneros, de acordo com o gosto do ouvinte, já que a música nesse período era extremamente comercial. Seus derivados rap, hip-hop e break ganhavam uma força gigantesca nos EUA através de bandas como Sugarhill Gang e Soulsonic Force.
No final dos anos 80, surgiu a house music. Derivado do funk, esse estilo tinha como característica a mistura do funk tradicional com samplers e efeitos sonoros eletrônicos.

A house music foi um novo fenômeno nas pistas de dança do mundo inteiro. Um pouco mais recente, o funk sofreu alterações para o lado do metal, com a fusão de guitarras distorcidas de heavy-metal com batida do funk através de bandas atuais como Red Hot Chili Peppers e Faith No More.

O derivado do funk mais presente no Brasil é o funk carioca. Na verdade, essa alteração surgiu nos anos 80 e foi influenciada por um novo ritmo originário da Flórida, o Miami Bass, que dispunha de músicas erotizadas e batidas mais rápidas. Depois de 1989, os bailes funk começaram a atrair muitas pessoas. Inicialmente as letras falavam sobre drogas, armas e a vida nas favelas, posteriormente a temática principal do funk veio a ser a erótica, com letras de conotação sexual e de duplo sentido. O funk carioca é bastante popular em várias partes do Brasil e inclusive no exterior, chegou a ser uma das grandes sensações do verão europeu em 2005.

29 comentários:

  1. legal bom saber mais um pouco da história desse ritmo

    ResponderExcluir
  2. Ok vlww agente contribui da maneira que da ne ? Rsrs

    ResponderExcluir
  3. vou apresentar um trabalho e vou dublar perlla mais presciso saber sobre o funk . muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Mas a perla nao e funk ela mesmo nao gosta de ser intitulada como. " funkeira" pois ela e so mas uma que se aproveitou do movimento funk para botar a cara na midia. Vc poderia dublar alguem mas original!! alguem realmente do meio, ok?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. douglas vila valqueire25 de novembro de 2010 às 14:04

    ola meu nome e douglas, concordo com o braulio quando ele diz que tem muita gente que se aprovoveita do funk pra aparcer como por exemplo essas bombadas que se dizem dançarinas de funk!! na boa qualquer uma gostosa e dançarina de funk ne? quando na verdade os verdadeiros funkeiros sao outros.... o que e alexandre frota querendo dar uma de funkeiro? da onde ele e funkeiro curtiu ou curti quais bailes?? ir pra tv pra falar besteira e so pra isso que ele serve!! mas o blog ta showw hemm braulio continue postando mas sobre o assunto,um abraço.

    ResponderExcluir
  6. mt bom gostei espero que continue assim beijosss

    ResponderExcluir
  7. adoreiii foi bom ki eu consegui um resumo po meu trabalho escolar i nem precisei ler um bucado de coisa vi aki mesmo o resumo e otiiimo
    parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oi kelly que bom!! fico feliz em saber q vc usou desse texto para um trabalho escolar!! Essa e a intensao!!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns para vocês ficou ótimo!!!

    ResponderExcluir
  10. VOU APRESENTAR UM TRABALHO SOBRE FUNK E UTILIZEI ALGUMAS INFORMAÇÕES DAQUI. obrigada< espero agoea que minha professora goste.

    ResponderExcluir
  11. Esse Texto Me Ajudou Muito em Um Trabalho Escolar....Tirei total kk Me Ajudou Mto Mto vllw

    ResponderExcluir
  12. Vlww carlinha vc e mas uma que usou de bom proveito!! As informaçoes aqui sobre o funk carioca! Fico feliz que mais uma esou pra trabalho escolar!!

    ResponderExcluir
  13. Ai vlw tbm me ajudo aki no meu trebalho!!vlw e noiz!

    ResponderExcluir
  14. pow vlw mi ajudo aki no meu trabalho brgd!

    ResponderExcluir
  15. amei esse resumo era tudo que eu queria para fazer meu trabalho obrigada gente.bjos

    ResponderExcluir
  16. NOSSA BEM LEGAL SABER UM POUCO MAS SOBRE O FUNK E EU ADOREI O TEXTO NÃO FALA SOBRE O FUNK DE UMA MANEIRA BREGA...MUITO "LEGAL".

    ResponderExcluir
  17. Nossa,valeu! Tava prescisando de fazer um trabalho sobre o funk e ja achei!Muito obrigado por cauza edvc eu nem vou presvizar mais ler aquela coiza toda sobre o funk pra depois criar o resumo! Valeu mesmo!!!bjoos

    ResponderExcluir
  18. minha prof° de artes pediu um trabelho sobre um hit li este texto e ja sei oq escrever no meu texto sobre o funk !! Brigadão

    ResponderExcluir
  19. eu também usei seu contexto pra fazer meu Trabalho . Tá ótimo o resumo (y '

    ResponderExcluir
  20. eu sou mc e curti muito este resumo..........Mc d.w sou mulher viu galéra pesquisa minha musicas no 4shared

    ResponderExcluir
  21. eu gosyei do resumo me ajudou para um trabalho de música e eu aprendi mais sobre o funk

    ResponderExcluir
  22. nosssa!esse resumo tá foda.obrigado gostoso

    ResponderExcluir
  23. muito bom esse texto bem completo


    parabéns para quem o escreve-o ☺☺☺

    ResponderExcluir